sábado, 25 de outubro de 2014

Artigos em Texto ou Vídeo? Prós e Contras


Creio que todos que administram um site e estão iniciando (e até alguns mais experientes) já ficaram em dúvida sobre que tipo de conteúdo produzir, se em texto ou vídeo. Já ouvi diversas teorias sobre isso e também já fiquei em dúvida muitas vezes, mas hoje, depois de muitas pesquisas e alguns anos criando conteúdo (iniciei em 2012 com o CTinfotech), tenho boas e más experiências para compartilhar.

Decidi então escrever este artigo para apresentar, segundo meu ponto de vista, as vantagens e também desvantagens que cada tipo de conteúdo oferece para quem produz e para quem consome o material.

Artigos em Texto

Vou começar pelo conteúdo textual, que é o mais popular na blogosfera justamente por exigir menos recursos para ser produzido. Qualquer computador com um editor de texto simples é suficiente para começar a produzir artigos ou tutoriais em texto sobre os mais variados assuntos. Eu diria ainda que nem é preciso um editor de texto, uma vez que estou escrevendo esse post diretamente no editor do Blogger usando apenas meu navegador de internet (Chrome).

Vejamos então o que é preciso para produzir um conteúdo em texto:

  1. Um computador ou notebook
  2. Um editor de texto, como o bom e velho Word
  3. Um editor de imagem (se vai usar imagens no conteúdo. Eu uso desde o Paint até o Photoshop dependendo dos efeitos que quero aplicar)
  4. Um capturador de tela (se vai fazer tutoriais) como o Gadwin PrintScrenn
Como era de se esperar, todos os requisitos são muito básicos e praticamente qualquer pessoa os atende atualmente. Mas deixando isso um pouco de lado, veja agora as etapas que envolvem a criação de um conteúdo em texto:

  1. Definição do assunto principal
  2. Criação do título para o conteúdo
  3. Produção do texto
  4. Revisão do texto (concordância e gramática)
  5. Formatação do texto
  6. Inserção das imagens
  7. Publicação do conteúdo
Agora já temos os requisitos e também as etapas a serem seguidas, mas quais são as vantagens e desvantagens de um conteúdo em texto? Veja as principais:

Vantagens

  1. Fácil de produzir, pois não exige muita tecnologia e recursos para isso.
  2. Fácil de ser consumido pelo público, uma vez que qualquer tela é capaz de exibir um texto para leitura.
  3. Não exige conexão rápida de internet para download do conteúdo.
  4. Pode ser consumido em ambientes corporativos mais facilmente.
  5. Pode ser impresso para leitura posterior e off-line.
  6. É mais bem indexado nos mecanismos de pesquisa.
  7. É fácil de ser editado caso necessário.
  8. Pode ser produzido mesmo com barulhos no ambiente (carros e aviões passando, cães latindo, etc)
Desvantagens

  1. É difícil prender a atenção do público para assuntos mais extensos.
  2. É preciso um bom domínio da língua portuguesa para expressar bem as ideias e opiniões.
  3. Não é bom para explicar assuntos muito complexos.
  4. Como não há entonação de voz ou expressão facial, é fácil o leitor interpretar de forma equivocada o que está escrito.
 Artigos em Vídeo

Uma coisa eu posso afirmar: produzir vídeo não é nada fácil. Todo um ritual está envolvido, e para atingir bons resultados é preciso estar muito atento e ter uma certa experiência no assunto para não cometer erros primários e acabar tendo que descartar o conteúdo depois de pronto.
Além do mais, para produzir vídeos é preciso um equipamento adequado e que atenda necessidades básicas, veja:

1.     Um computador ou notebook de boa configuração, principalmente para edição do material.
2.     Um microfone ou headset de boa qualidade e com redutor de ruídos.
3.     Ambiente livre e isolado de barulhos externos.
4.     Software de gravação e captura de tela (utilizo o Camtasia Studio)
5.     Software para edição de vídeo (também uso o Camtasia)
6.     Conexão rápida de internet para upload do material.
7.     Um segundo monitor para usar como auxiliar na gravação de aulas (muito útil para deixar os roteiros ou exemplos a serem mostrados durante a aula).
8.     Filmadora e iluminação adequadas (se você for aparecer no vídeo e para vlogs também)

Viram como nossa lista de requisitos já é bem maior do que para produzir textos? Então vejamos as etapas que envolvem a produção de um vídeo, seja ele vlog ou aula:

  1. Definição do assunto principal.
  2. Criação do roteiro ou pauta de gravação.
  3. Gravação do vídeo.
  4. Edição do vídeo (sincronização do áudio, cortes, inclusão de efeitos, legendas, etc)
  5. Renderização do projeto.
  6. Upload do material.
  7. Criação do título e texto descritivo.
  8. Publicação do conteúdo.
Depois de tudo isso, seu conteúdo está pronto para ser consumido (assistido) pelo público. Veja então as vantagens e desvantagens desse tipo de conteúdo:

Vantagens

  1. Ótimo para explicar assuntos complexos ou extensos.
  2. Cria uma relação de confiança entre o espectador e o produtor de conteúdo.
  3. É melhor para convencer o público.
  4. Demonstra um profissionalismo maior, pois a maioria das pessoas entende que produzir um vídeo exige mais do autor.
  5. Permite expressar emoções e sentimentos através da entonação da voz ou expressão facial do locutor.
  6. Mantém o público por mais tempo no site.

Desvantagens

  1. Exige mais tecnologia para produção.
  2. Requer desenvoltura do locutor para falar e expressar-se diante de uma câmera/microfone.
  3. É pouco consumido no ambiente corporativo.
  4. Depois de pronto, a edição é praticamente impossível.
  5. Exige que o espectador tenha uma boa conexão de internet para assistir.
  6. Tem pouca indexação nos mecanismos de pesquisa.
  7. Exige um ambiente adequado para produção (isolado de barulhos externos).
  8. Requer muito espaço (no computador) para armazenar o conteúdo produzido.
  9. Ter uma boa capacidade de processamento do computador para renderizar o material (caso contrário o vídeo ficará “pixelado” e sem foco de imagem).
Acho que não esqueci nenhum ponto importante nas listas, basicamente é isso.

Conclusão

Talvez você esteja esperando que eu diga qual conteúdo é melhor ou qual você deve usar em seu site, certo? Na verdade eu entendo que o melhor é fazer uma mescla de conteúdos em texto com vídeos, justamente para aproveitar os pontos positivos que cada um deles oferece e assim poder ter o maior número possível de benefícios para seu projeto.

O único conselho que dou é: faça sempre prezando pela qualidade do conteúdo, indiferente se for texto ou vídeo. Se você produzir bons textos ou bons vídeos seu público será fiel ao seu projeto e você irá colher bons frutos do esforço empregado na produção.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Mesclar através

Pessoal, existem muitas ferramentas simples no Excel que podem acelerar bastante seu trabalho. Uma delas é a ferramenta ‘Mesclar através’. Esta é uma ferramenta que vocês provavelmente já viram várias vezes, mas nunca se animaram a pesquisar sobre ela. ‘Mesclar através’ é a terceira ferramenta dentro de ‘Mesclar e centralizar’. 



E para que serve?

Vamos supor que você tenha que inserir nomes de pessoas em uma coluna. Parece simples, mas sempre tem um parente do Dom Pedro I com um nome gigantesco para ferrar com a formatação da planilha. Vamos supor também que você não queira ou não possa aumentar o tamanho da coluna. Uma alternativa é mesclar várias células que estão lado a lado de forma que a área da célula reservada para o nome fique maior. 

Aprofundando a explicação: imagine que você queria mesclar as células A1, B1 e C1. A2, B2 e C2. A3, B3, e C3. E assim por diante. 

Existem 3 formas de se fazer isto:

- Jeito noob → O usuário seleciona as 3 células e mescla-as. Depois seleciona as 3 células da próxima linha e mescla-as. Aí seleciona as 3 células da próxima linha e mescla-as novamente. E assim por diante. Agora imagine que você tenha que fazer isto em 10.000 linhas. É melhor ligar para sua família e avisar que você não voltará para casa por mais uma semana porque precisa terminar uma atividade superimportante. 

- Jeito ‘já fiz 3 aulas com o Anderson’ → Você lembrará que a tecla F2 do teclado repete o último comando de formatação utilizado e fará o processo acima 3 vezes mais rápido. Selecione as 3 células e mescle-as. Depois selecione as 3 células da próxima linha e aperte F2. Elas ficarão mescladas. Não será necessária ir com o mouse até a opção de mesclagem.

- Jeito ‘Tonetto Excel’ → Você usará a incrível ferramenta ‘Mesclar através’. É bem simples. Selecione o intervalo ‘A1:C10000’ e clique em ‘Mesclar através’. Pronto. Clique nas células e perceba que estão mescladas apenas por linhas. Você acaba de economizar 57 horas de trabalho. 56,9 horas na realidade, já que você gastou 6 minutos lendo esta maravilhosa postagem. 

Bom, caso você fique com alguma dúvida sobre esta ferramenta é só deixar um comentário que eu posto uma planilha dando mais detalhes.


Abraços.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Função MUDAR e a Dislalia

Olá pessoal, vocês provavelmente nunca ouviram falar de dislalia, mas seguramente conhecem o dislálico representado na imagem abaixo. Dislalia é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Existem vários tipos. O caso do Cebolinha é conhecido como ‘substituição’, quando a pessoa troca alguns sons como o "R" pelo "L", "R" por "G", etc.



Então nesta planilha criei uma ‘fórmula dislálica’, na qual será inserida uma palavra com a letra ‘R’ e a fórmula retornará a mesma palavra escrita com a letra ‘L’. Parece simples, mas existem algumas complicações. Por exemplo, no caso de palavras com duas letras R’s seguidas. Ex: carro, ou caso a palavra não possua a letra ‘R’. 

Para isto foram utilizadas várias funções, mas principalmente a função MUDAR. Esta função serve para alterar caracteres em um texto. A função MUDAR possui 4 argumentos:

1° - Texto antigo (ou célula que possui o texto que sofrerá a substituição)

2° - Número inicial (posição do caractere onde será iniciada a substituição)

3° - Número de caracteres (quantos caracteres serão substituídos no texto)

4° - Novo texto (o texto que será inserido)

Ex: na fórmula abaixo a palavra ‘casa’ passará a ser ‘coisa’ após a substituição.

=MUDAR("casa";2;1;"oi")

Bom, é isto. Para saber mais sobre a função e testar a planilha, clique na imagem abaixo e faça o download. 




Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...