domingo, 2 de novembro de 2014

Calcule a distância entre coordenadas geográficas com o Excel

Pessoal, estou em Maresias (SP) curtindo uma praia e minha lua de mel :D. Mas para não ficar muito tempo sem postar aqui na página fiquei buscando uma coisa interessante e que tinha haver com a viagem.

Foi ai que resolvi mostrar um recurso interessante com o Excel, já vou avisando, este artigo é muito chato para quem odeia números, mas é muito interessante para quem quer extrair o máximo do Excel.


Depois do Google Maps não temos mais que sofrer em termos de geo-localização, distâncias e itinerários. E é dele que vou pegar as coordenadas geográficas de 2 pontos para “brincar” no Excel, no seu trabalho provavelmente elas virão de um banco de dados.

Eu joguei os pontos de partida e destino, cliquei em com o botão direito sobre cada um, clicando na opção “o que há aqui?” irão aparecer as coordenadas de latitude e longitude, clique sobre elas para pegar as coordenadas geográficas.


A fórmula vai fazer o cálculo da distância em linha reta entre Maresias e Ribeirão Preto, em São Paulo.  Aqui as latitudes são SUL e as longitudes são OESTE.


Agora é necessário transformar as coordenadas em números que o Excel entenda. Atenção, todas as equações de conversão começam com sinal negativo, pois as latitudes Sul são negativas e as Norte positivas, e as longitudes Oeste são negativas e as Leste são positivas.

A fórmula da latitude de Maresias é

=-(23+46/60+4/3600)

A fórmula é grau + minutos divididos por 60 + segundos divididos por 3.600.

E assim por diante com as demais coordenadas.


Achou difícil? Olha isso agora. Vou colar a fórmula que calcula a distância em linha reta em uma superfície curva como o globo terrestre.

A fórmula é:

=6371*ACOS(COS(PI()*(90-D3)/180)*COS((90-D2)*PI()/180)+SEN((90-D3)*PI()/180)*SEN((90-D2)*PI()/180)*COS((E2-E3)*PI()/180))

A equação é complicada mesmo, acho que precisaria escrever um livro para explicar aqui, ela multiplica, soma,  divide e subtrai cossenos, PIs e raios, por isso não quebre a cabeça tentando desvendá-la, preocupe-se apenas que as referências das latitudes e longitudes (em vermelho) estejam corretas e obterá o resultado:


OBS: a equação começa com número 6371 que é o raio da Terra em quilômetros, caso você precise trabalhar a unidade milhas o número é 3959 ou precise de qualquer outra unidade de distância é esse número que deverá ser substituído, ok?

Bem, espero que este exemplo complicado mas interessante possa ter ampliado a sua visão de possibilidades de uma planilha eletrônica.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.