sexta-feira, 11 de novembro de 2016

7 truques para aumentar o desempenho do Excel

Conheço algumas pessoas que odeiam com todas as forças o Excel por conta de lentidão, por isso, compilei algumas dicas para melhorar o desempenho do Excel.

Espero que aplicando essas dicas, você consiga melhorar a velocidade de suas planilhas.

Porém, só em último caso recomendo que você invista $$$ em upgrade no computador (como aumentar capacidade de memória RAM, substituir o HD por um SSD ou investir em um Processador com maior frequência de GHz e múltiplos núcleos).

Melhorando o desempenho do Excel

Dica 1: Da esquerda para a direita, de cima para baixo




Siga a gravidade: construa planilhas onde os totais ficam à direita e embaixo. O Excel calcula melhor quando ele “lê” primeiramente as premissas antes dos cálculos. Desta forma, ele fará apenas uma passada por aquelas linhas/colunas. Se você colocar os totais em cima ou á esquerda, é como se ele visse a fórmula, fosse para a direita/cima e depois retornasse para a esquerda para atualizar os totais.

Colocando seus dados em um caminho mais lógico, isso irá melhorar o desempenho do Excel.

Dica 2: Evite funções voláteis

Função volátil é uma função que se recalcula ao se alterar qualquer coisa em sua planilha. Mudou algo, a função vai se recalcular, mesmo que você não tenha alterado nada que a impacte.

Essas funções consumidoras de desempenho do Excel são:

- Hoje
- Agora
- Aleatório
- Aleatórioentre
- Desloc
- Indireto
- Cél

Então, se você usa algumas delas em excesso em suas planilhas, pode contar: estão reduzindo o desempenho do Excel.

Dica 3: Evite criar referências à colunas/linhas inteiras

Muitas pessoas fazem referências à coluna inteira ou à linha inteira em suas planilhas, usando A:A, 1:1.

Porém, fazendo isto, você está pedindo para o Excel rastrear as mais de 1 milhão de linhas e/ou as mais de 16 mil colunas, afinal de contas você marcou tudo para ele procurar, não é mesmo?

Recomendo que utilize os recursos de Tabelas e Nomes Definidos nos intervalos da planilha, assim o Excel irá acompanhar quando as informações das colunas/linhas forem crescendo.

Dica 4: Separe os processos

Recentemente descobri que o Excel (32 bits), tem um limite de 2GB por PROCESSO. Isto é, se você abrir 6 arquivos no mesmo processo, o Excel irá alocar os 2GB para esses 6 arquivos. Porém, se você abrir um novo processo para cada novo arquivo, ele irá alocar 2GB para cada um deles.

Significa que, ao invés de dividir os 2GB para todos os arquivos, ele irá usar 2GB em cada um deles (claro que só ajuda se você tiver 4 ou 8 GB de memória RAM disponíveis).

Para abrir o arquivo em nosso processo, vá no ícone do Excel que estiver em sua barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse, e clique novamente no nome do aplicativo que ele irá abrir uma nova instância de Excel. Depois basta abrir seu arquivo nesta nova instância.



Dica 5: Tudo no mesmo arquivo

Uma das coisas que mais dão problemas é vincular pastas de trabalho. Além de reduzir o desempenho do Excel, você correrá o risco de perder referências ao se inserir/excluir linhas/colunas nos arquivos vinculados sem que eles estejam abertos.

Recomendo que use Importação de Dados ou copie e cole os dados, mas evite ao máximo vincular arquivos. Tente deixar tudo dentro do mesmo.

Dica 6: Verifique a área usada em cada planilha

Às vezes o Excel considera a área usada maior do que a área efetivamente em uso. Para saber se ele está fazendo isto, vá em cada planilha e clique em CTRL + END.

Ele irá até a última célula em que estiver armazenando alguma informação (normalmente é formatação). Se esta área for maior do que a área que você estiver usando, exclua as linhas/colunas extras, salve, feche e abra o arquivo novamente. Veja que ele terá reduzido esta área usada (além de melhorar o desempenho do Excel, isto também irá reduzir o tamanho do arquivo).

Dica 7: Tem imagens sem uso?

Procure imagens que tenha colado e não as esteja mais usando no Excel. Para localizá-las, exiba o painel de imagens (em Página Inicial>Localizar e Selecionar >Painel de Seleção):



Procure imagens sem uso e remova-as.

Dica Extra: Salve seus arquivos sempre no formato Pasta de Trabalho Binária do Excel (.xlsb), este formato reduz mais de 50% do tamanho do arquivo, e não se preocupe que suas fórmulas e Macros vão continuar funcionando normalmente. Faça um teste e depois me diga o que achou ;)



É isso! Ultimamente tenho adotado estas práticas em minhas planilhas e tenho percebido uma boa melhora de performance.


Abraços.


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Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.