terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Primeiras impressões do Lenovo Ideapad 310


Este é um artigo em um formato diferente. É bem comum usarmos momentos de ócio no fim do ano para reavaliarmos partes da vida, refletir onde erramos e onde acertamos e, nessa, fazer pequenos (ou grandes) ajustes.

Hoje trago um review com as primeiras impressões de uso do meu novo notebook.



O Lenovo Ideapad 310 é uma lâmina. Com bordas finas e um visual bem sóbrio, acho que dá para descrevê-lo como bonito. É bem bonito, na realidade.

Sobre o notebook em si, chama muito a atenção a espessura mínima e sua leveza — apenas 2,3 kg para um 15”. O desenho das bordas e conexões vai “afinando” passando a impressão de que o equipamento é ainda mais fino (na prática são 22,9 mm). Mas algumas pessoas até acham que se trata de um ultrabook, e muitas nem notam a presença do gravador de DVD na lateral. É um notebook amigo da coluna.

Falando em portas, essa parte me agradou bastante. São três portas USB (uma delas 3.0), saída HDMI, uma VGA, conexão Ethernet (RJ-45), conector de energia, leitor de cartões 2-em-1 (SD e MMC) e saída de áudio “mista” (para fones e microfone, como nos celulares).

Um detalhe que gostei bastante é que na porta RJ-45 há uma trava, que prende o cabo mesmo se o conector tiver quebrado (bastante comum). Isso é uma mão na roda pois impede você de perder conexão se esbarrar no cabo =)

Avancemos para dentro do Ideapad 310, para o teclado e touchpad.



O feedback tátil é ok, apesar da altura das teclas ser mais baixa que o esperado. O espaçamento entre elas é bom e impede você de esbarrar em teclas vizinhas, mas com uma exceção. Apertei muito o botão ] em tentativas de teclar Enter, mas nada que não se acostume ao layout desta tecla em específico.

O teclado é bem limpo, com teclas F1-12 como padrão e botões alternativos (Fn) diretos. Há indicadores de LED nas próprias teclas (Caps Lock, Num Lock), coisa rara em notebooks de entrada. De ruim, algumas invencionices da Lenovo herdadas de outros modelos: ter retirado a tecla appkey (equivalente ao botão direito do mouse) e colocar teclas Page Up/Dowm, Home e End nas setas direcionais, acessíveis via Fn — um saco para mim que uso muito elas; com esse layout, não consigo usá-las com uma mão. Estamos falando de um 15” com teclado numérico, poderiam muito bem ter invertido essas teclas pelas teclas multimídia (Play/Pause, Stop, Retroceder, Avançar) presentes acima do teclado numérico, que são bem menos utilizadas – por mim até esquecíveis.

Já sobre o touchpad, menos críticas. Ele é grande e bem posicionado no notebook. Uma coisa legal é que os gestos multitouch simplesmente funcionam. Correr páginas com os dois dedos, arrastar três para baixo para abrir a multitarefa, zoom com pinça… tudo isso é suave e responsivo, coisa que não se vê nos notebooks mais simples. Os botões seguem o desenho do touch e também são grandes, porem esse tamanho complica na hora de fazer uma seleção, pois eles respondem melhor quando pressionado no canto. Mas entre vantagens e desvantagens, achei ele bem agradável.

O que posso dizer sobre o touchpad é que ainda estamos nos conhecendo melhor, pois na maioria das vezes utilizo o mouse. Mas estou pretendendo migrar 100% para touchpad (e ter uma coisa a menos para carregar na mochila =)



Ainda nessa parte, reitero a sobriedade nno layout do notebook. Em certo ponto, é sóbrio até demais — faltam LEDs indicadores de atividade do disco, por exemplo. Mas mesmo com toda essa pegada premium e minimalista, senti falta de terem ido além e sumido com os adesivos chatos tão conhecidos de notebooks Windows. Em vez de fazer algo como a Dell fez na linha XPS, que colocou essas coisas todas numa chapa na parte de baixo do notebook, a Lenovo manteve os adesivos de processador e informações como memória, wifi, etc.. (esse último retirei e coloquei na parte inferior).

E essa tela? Com 15,6”, resolução HD de 1366×768 widescreen, é um encanto. Mesmo não sendo uma tela retina, é bem bacana. O brilho é muito bom e o ajuste automático bastante funcional. Mas os ângulos de visão são limitados (resultado do alto reflexo das telas LED). Se o Ideapad 310 chama a atenção pela beleza externa, sua tela também mantém essa impressão quando a tampa é aberta.

Quanto ao tamanho da tela, dei preferência a uma maior para minha produtividade, pois trabalho com múltiplas tabelas de Excel e em ambiente de depuração de códigos, que aliado ao teclado numérico contribui muito para melhorar a produtividade na digitação.

No que diz respeito ao desempenho, ainda não fiz nada que exigisse muito dele. É um Core i3 6100U com 4 GB de RAM, padrão DDR4 SODIMM. Uma curiosidade é o módulo de memória soldado na placa (invencionice herdada da Apple), o que para uns pode ser um empecilho já que resta apenas um slot livre para expansão. Eu encaro numa boa, já que é uma conexão a menos para dar problema (como acumulo de pó, por exemplo).

No uso corriqueiro sua agilidade tem me impactado positivamente. Nas atividades básicas (inicialização e abertura de aplicativos) a velocidade encanta. Acredito ser resultado do novo padrão DDR4, onde a taxa de transferência é bem superior a antigas DDR3. Outro benefício do padrão DDR4 é a sua alimentação, essa memória usa apenas 1,2 volts contra 1,5 volts nas DDR3. E essa pequena diferença pode gerar uma economia de até 40% no consumo de energia, o que ajuda a prolongar a vida útil da bateria.

Outra novidade deste notebook é o WiFi AC, novo padrão de conexões sem fio onde o foco é a velocidade e o maior alcance de sinal. Ainda não pude comprovar isso na prática pois meus roteadores (D-Link DSL-500B em casa e um TP-Link WR941ND na empresa) não usam essa tecnologia. Mas com um teste básico de ping pude notar o bom desempenho de transferência deste adaptador WiFi. Pretendendo migrar para um roteador compatível com esta nova tecnologia e postarei os comentários novamente.

Os alto falantes (2x 1.5W) com certificação Dolby Audio são excelentes, proporcionam um som límpido e bem equalizado. Confesso que ainda não cheguei nem a utilizar 100% do volume – e nem é preciso, já nos 70% o som fica bem alto. Seu processador gráfico fica por conta da Intel HD Graphics 520, que é capaz de rodar sem engasgos até mesmo algum dos jogos mais recentes, como GTA V (claro que com os gráficos no mínimo). Não uso o notebook para jogos, mas para fins de testes (e um pouco de diversão também ;) instalei o CS:GO, resultado: rodou liso com os gráficos no médio, comprovando a ótima capacidade deste processador.

Resumindo, o Lenovo Ideapad 310 (modelo 15ISK-80UH0001BR) é um notebook extremamente leve, fino e, aparentemente, com desempenho adequado para tarefas básicas e profissionais — navegação, digitação, filmes, aquele uso que boa parte das pessoas faz de computadores.

Comprei o meu na Ponto Frio por R$ 1.499,00. Excelente custo benefício se levar em conta os recursos e tecnologias presentes neste equipamento, que justificaria sua compra até mesmo se o valor estivesse na casa dos R$ 2.300,00.



Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo: 3 resoluções para colocar sua vida digital em dia

Pular 7 ondas, reduzir faturas de serviços on-line, ajustar configurações de segurança e melhorar as senhas – chegou a hora!

Não fique só nos pensamentos sobre a dieta, a pós e a viagem que vão iniciar sem falta em janeiro: inclua os bons hábitos digitais nesta virada de ano, que é o momento de prometer fazer aquilo que você sabe que deveria fazer o ano inteiro, mas ainda não fez.

Uma vantagem: você pode zerar os 3 itens da lista a seguir já na primeira semana de janeiro. Ou hoje mesmo. Mas fica a dica: o ideal é que todos eles virem hábitos!

1 - Revisar configurações das suas contas de serviços online

Sua conta do Facebook, do Twitter e do Dropbox têm vários recursos que merecem auditoria regular e, se você ainda não faz isso, deveria fazer ao menos uma vez agora, como resolução de ano novo.

Exemplos:




Aproveite para encerrar ou bloquear as contas em serviços que você já não usa mais mas continuam lhe enviando notificações, repassando seus dados e contatos e fazendo tudo o mais que você concordou nos termos de uso que confirmou sem ler e aos quais ainda não renunciou!

2 - Rever os serviços online que você consome

Se você tem contas (pagas) em serviços como Netflix, diversas categorias de música on-line, video on-demand (da operadora de TV a cabo ou outros), TV a cabo, sites de conteúdo exclusivo, jogos on-line (Xbox Live, PSN, etc), assinaturas, armazenamento, comunicação, segurança de dados, etc., vale conferir se não está pagando mais do que o consumo justifica.

É fácil auditar: vá no histórico do cartão de crédito (ou visite o site de cada serviço) e veja quanto cada um deles custa por ano, e como foram afetados pela variação cambial de 2016.

Além do preço, analise o valor: por exemplo, se algum deles está custando mais do que vale a pena continuar pagando, ou se você os usa menos do que pensou que usaria, ou ainda se o conteúdo de algum deles passou a ser oferecido por um concorrente mais conveniente! ;)

3 - Adotar uma estratégia para senhas

Fato! As senhas são cada vez menos seguras. Existem alternativas melhores do que elas, mas o mínimo que você precisa fazer é ter uma senha diferente para cada serviço ou recurso e garantir que nenhuma delas conste no dicionário ou seja parecida com uma palavra que consta.

Lembre-se de que, além dos variados vazamentos de milhões de senhas que você vê na mídia, outras senhas vazam aqui e ali e ninguém fica sabendo. Se alguém consegue associar uma senha vazada a algum outro dado seu (um login ou endereço de e-mail, por exemplo), e você usa essa mesma senha em outro serviço no qual está registrado esse mesmo login ou e-mail, já era.

Outro recurso que aconselho fortemente você usar é a autenticação de dois fatores. Esse recurso consiste em, além de usar a senha, você tem que inserir um código (token) que é gerado automaticamente, podendo ser recebido via SMS ou através de um aplicativo no seu smartphone.

Assim, mesmo se alguém descobrir sua senha, a pessoa não conseguirá acessar o serviço pois precisará do seu celular cadastrado para receber o token.

Segue os links para configurar autenticação de dois fatores no Facebook, Twitter, Yahoo, Dropbox e Gmail. Você pode pesquisar na sessão de segurança de outros serviços para ativar esta configuração também!

Abraços.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

SQL e Banco de Dados para iniciantes

Já ouviu falar de SQL? Provavelmente você já ouviu um atendente de telemarketing falar no telefone “Um minuto senhor, vou consultar o banco de dados”. Ou talvez já tenha lido uma notícia como “Hackers roubam dados de milhares de clientes da empresa X”.

Se você já ouviu algo do tipo, mas não sabe exatamente o significado de dados e banco de dados, você está no lugar certo!

Vou explicar de forma bem didática o que é um banco de dados.

Para quem usa o Excel, é de extrema importância conhecer como funciona um BD para realizar consultas e manipular informações pelo Excel em outros sistemas (Access, MySQL, etc...), elevando o nível de possibilidades com automações.

Você também vai entender o que é a linguagem SQL e até escrever a sua primeira consulta SQL em um banco de dados de verdade.

Boa leitura!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

7 truques para aumentar o desempenho do Excel

Conheço algumas pessoas que odeiam com todas as forças o Excel por conta de lentidão, por isso, compilei algumas dicas para melhorar o desempenho do Excel.

Espero que aplicando essas dicas, você consiga melhorar a velocidade de suas planilhas.

Porém, só em último caso recomendo que você invista $$$ em upgrade no computador (como aumentar capacidade de memória RAM, substituir o HD por um SSD ou investir em um Processador com maior frequência de GHz e múltiplos núcleos).

Melhorando o desempenho do Excel

Dica 1: Da esquerda para a direita, de cima para baixo

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Currículo... cuidado com seu currículo

Ainda lembro do dia em que fiz meu primeiro currículo, há 12 anos atrás.

Meu pai comprou um formulário padrão em uma banca de jornal… E preenchi à mão!

Quanta coisa mudou, desde então.

Mudou a forma de fazer currículo, a forma de enviar currículo… Mas interessante notar que este mesmo modelo de currículo ainda é vendido em bancas de jornal.

Meu currículo mudou muito ao longo do tempo. A forma de exibir as informações mudou. Muitas coisas foram acrescentadas e outras, deletadas. Meu currículo é meu parceiro e meu amigo. Ele também é meu pai, meu professor, meu fã e meu maior crítico!

Currículo também pode ser entendido por curriculum ou CV (Curriculum Vitae, que significa trajetória de vida).



Em tempos de crise econômica, os sentidos e as virtudes precisam ser ampliadas. Vou repetir o que já afirmei em outros artigos: “Existem inúmeros bons profissionais, que simplesmente não sabem vender seus serviços. Não sabem se apresentar e não sabem se expressar”. É assustador perceber que profissionais estão desempregados por causa de currículos mal feitos!

Os estudiosos afirmam que as relações trabalhistas vão mudar bastante em comparação aos modelos que temos atualmente. No futuro, nos tornaremos prestadores de serviços e nosso currículo será o nosso RP (relações públicas) e o nosso melhor vendedor.

Currículo é muito mais do que um cartão de visitas. Ele vende sua imagem e desperta no recrutador o interesse em te convocar para uma entrevista.

É raro, muito raro, uma nova contratação ser realizada utilizando apenas o currículo. É o currículo que vai despertar o interesse do selecionador/entrevistador para conhecer melhor o candidato ou tirar dúvidas.
Se você foi convidado para uma entrevista, então você está 70% aprovado para o posto de trabalho em aberto (não gosto do termo “vaga”, pois parece que qualquer um pode preencher, o que não é verdade). É necessário avaliar sua dicção, redação, habilidades ou aptidões. Sua formação acadêmica, qualificações e experiência, o elegem para vencer a disputa, porém, ainda não acabou, e você vai precisar se destacar em relação aos outros candidatos.

O currículo não é um fim, mas um meio. Uma real oportunidade profissional é a soma de 3 coisas: Um posto de trabalho em aberto + um profissional com o perfil correto + um currículo atualizado. Perceba que, se retirarmos um desses elementos, o resultado será diferente do desejado.

De que adianta encontrar o Bill Gates na rua e não poder lhe entregar meu currículo?



Em geral, o recrutador/entrevistador tem apenas de 30 segundos a 1 minuto para ler seu currículo, portanto, existe uma linha de entendimento e assimilação de informações. Segue o procedimento e algumas dicas úteis para favorecer seu currículo:

1) Quem é você? Destaque para seu nome. Informe apenas a sua idade, estado civil e cidade onde mora. O número de telefone precisa ter sempre alguém disponível para atender. Caso alguém te ligue e ninguém atenda, ligarão para o próximo na fila! Atenção especial para seu e-mail informado no currículo, utilize um e-mail pessoal e de preferência sem “chavões” e apelidos como por exemplo: fulano_HTINHA_DA_PQP@....; fulanoGOSTOSAO_DA_ZN@...; fulano.VIDALOKA@..., etc.

Sinto muito, mas não há desculpas para você não ter outras opções de e-mail. Hoje, diferente de 10 anos atrás, existem inúmeros provedores de e-mails excelentes e gratuitos (Outlook, Gmail, Yahoo, iCloud, etc...).

2) Qual seu objetivo? Um ditado antigo diz: “Barco sem rumo não tem vento à favor”. Informe seu objetivo profissional, ou seja, qual cargo e função trabalha atualmente, ou deseja trabalhar. Isso vai ajudar o recrutador a identificar perfis que podem ocupar posições futuras.

3) O que você sabe fazer? Nesse campo serão listadas suas qualificações, ou seja, o que você sabe fazer que pode ser aproveitado em uma empresa! Se você acha que nesse campo deve declarar sua escolaridade, se engana! Um instrutor de pesca pode ser muito útil para uma fazenda de “pesque-e-pague”, mas nada se aproveitará de sua formação acadêmica: Astronomia.

4) O que você tem feito e por onde tem andado? Aqui será listada sua experiência profissional, ou seja, como você transformou suas qualificações em dinheiro!

5) Onde você estudou? Alguns podem acreditar que cursar universidades conceituadas fará diferença na hora da contratação. Sim, até fará, mas somente se a oportunidade de trabalho assim demandar, e isso significa pagar salários mais elevados. Entenda que, a melhor faculdade do mundo é a que você fez ou faz atualmente! Relate com orgulho sua formação acadêmica, seus projetos de estudo, sua monografia, a carga horária e ano de conclusão!

Assista muitos cursos! Muitos cursos! Isso é ótimo para a mente e para a alma! Não de preferência somente para cursos que te dão um certificado, há cursos excelentes sejam eles pagos ou gratuitos. Mostre para o recrutador/entrevistador que você está em constante atualização, sempre com desejo de aprender mais para servir melhor! Geralmente, os cursos que assistimos, mesmo a formação acadêmica (cursos técnicos e graduação superior) tem muita utilidade na hora de buscar recolocação, ou seja, no momento em que estamos desempregados.

Atualmente vemos um certo “desespero” nas pessoas em querer aprender inglês ou espanhol, mas não sabem o básico de português que é se expressar direito ou escrever um pequeno e-mail sem erros de concordância e gramática. Melhor que saber inglês, é uma pessoa que escreve bem e sabe usar as palavras corretas em suas colocações.  

Atenção também para a matemática, nos cursos de Excel vejo muitos profissionais formados em áreas de exatas (como administração e engenharia) que se esquecem do básico como regras de sinais, equações de 1º e 2º grau, porcentagem e regra de três.

Você não precisa ser uma calculadora humana, sabemos que hoje a tecnologia nos deixa mais preguiçosos pois temos o tempo todo acesso a calculadora no smartphone, porém em uma entrevista você poderá ser convidado a resolver algum teste onde contará com o apoio somente do seu cérebro e seus conhecimentos.

Portanto revise estes conceitos e esteja preparado.

Conclusão: Devemos estudar constantemente para conseguir emprego mais rapidamente.

Um diferencial muito importante é o trabalho voluntário/solidário. Se não sabe o que é isso, então recomendo você se envolver em uma atividade da sua rua ou bairro. Você pode organizar um plantio de árvores na sua rua, reformar a escola pública do bairro, dar aulas para a terceira idade ou então se envolver em atividades mais sérias, como o programa dos escoteiros. Isso tudo mostra a imagem de que você é um profissional engajado e comprometido com a modificação do seu redor e a melhoria de vida do seu próximo.

Qual empresa não vai querer contratar um profissional com essa mentalidade? Suas chances aumentarão exponencialmente.

O seu status profissional atual, está diretamente associado à forma como você trata seu currículo e ao que você faz para melhorá-lo!

A minha fórmula de sucesso é simples: O que eu quero que apareça no meu currículo? Quais cursos e habilidades vão deixar meu currículo mais atraente? Quais empresas quero que apareçam no campo “Experiência Profissional”? Essa deve ser a tônica ao lidar com o assunto currículo: Melhoria constante.

Dicas básicas

Quem deve ter um currículo? Todos os profissionais! Sejam eles empregados, desempregados ou estudantes. Você sabia que até mesmo empresas tem seus currículos? Se chama portfólio! – Seu currículo deve ter uma página apenas. Não importa se você é um médico, estudante ou cientista. Se realmente precisar de uma segunda página, então que seja na mesma folha! Currículos online podem ser completos.

Se o currículo é a trajetória de vida, então tudo sobre nossa vida deve estar descrito nele. Muitos estudantes acreditam que, como nunca trabalharam, então não precisam fazer um currículo. Agora imagine um candidato ao primeiro emprego, com um currículo recheado de trabalhos voluntários, projetos de estudo, hobbies e outras atividades? As empresas estão sim, interessadas no que os candidatos fazem após o horário do expediente. Nesse caso, marca mais pontos aquele que descreve atividades que envolvam pessoas, como viagens, cinema, teatro, museus, praia, etc. Ao invés de videogames, coleções de quadrinhos, leitura de livros, etc. Isso pode parecer que você é um alienado ou antissocial.

Nunca, mas nunca, seja neste mundo, no planeta Kripton ou em Namekusei, permita que seu currículo tenha erros de Português, sejam eles de semântica, ortografia ou gramática. Deixe que outras pessoas façam uma revisão em seu currículo, de preferência uma pessoa que goste muito do Português, como um professor ou um profissional mais experiente. O que mais me dói no coração é testemunhar currículos de bons candidatos sendo descartadas (isso mesmo, naquela latinha de lixo parecida com a lixeira do Windows), por causa de erros grosseiros de Português. O motivo é muito simples: se um profissional não tem carinho e cuidado com seu próprio currículo, tampouco terá com sua nova função.

Tenha sempre seu currículo atualizado em vários formatos (txt, doc, pdf e odt) e traduzido para o Inglês. Carregue-os em um pen drive, no smartphone, na nuvem, na sua conta de e-mail e até mesmo impresso. Acredite em mim, um dia você vai precisar!
Não use fontes pequenas. Não coloque datas e não divulgue números de documentos. Se você tem passaporte e carteira de habilitação, então isso deverá ser informado. Esteja disponível para viagens!

Dicas avançadas

Ao encontrar uma oportunidade de trabalho, envie um currículo adaptado ao perfil desejado. É necessário listar apenas a experiência profissional relacionada e mudar o campo “Objetivo” para o mesmo do posto anunciado.

Desperte a curiosidade no recrutador/entrevistador. Não descreva todas as atividades realizadas. Se sua idade ou estado civil te causam incômodo, então omita! Deixe seu profissionalismo e realizações falarem mais alto!

No campo “Experiência Profissional”, registre os projetos por onde atuou, de preferência citando alguns números. Entrevistadores e gerentes adoram números! – Ao traduzir seu currículo, tenha certeza que a tradução está correta.

Às vezes, é melhor pagar um tradutor, antes de entregar seu currículo para um xeique de Abu Dhabi!


Cai muito bem uma experiência internacional, mesmo que a passeio!

Diferencial! Busque ter um diferencial no seu currículo. Se não tem um diferencial, então comece sendo diferente.

Esqueci algo importante? Você tem alguma dica valiosa!? Poste nos comentários.

Conforme foi dito antes, o currículo tem como objetivo te levar à uma entrevista.

Como você deve se comportar em uma entrevista? Isso falaremos em outro artigo.


Sucesso para todos nós!


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Excel 2016: Novas funções

Mais um motivo de orgulho, a versão 2016 do Excel agora conta com estas funções:
Função Concat():
Antiga Concatenar() mas agora turbinada e funciona com intervalos.
Função UnirTexto():
Concat() turbinada, podendo escolher delimitador e se ignora células vazias.
Função SES():               
Essa é a cereja do bolo, ao invés de criar múltiplos SE() aninhados, uma única função com mais de 120 possibilidades...
Obrigado Microsoft!!!
Novos alunos, estarei revisando as apostilas e incluindo estas fórmulas na grade.
Ex-alunos terão acesso ao conteúdo no site pela área restrita.
Abraços.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Empreendedor deve trabalhar no Carnaval (ou feriados)?


Se um dia você for sacar seu dinheiro no banco, o caixa não vai perguntar pra você:

"Mas você trabalhou durante feriados e fins de semana para merecer todo esse dinheiro?!"

Acho engraçado...
É só chegar Carnaval - ou qualquer outro feriado - e começa a CHOVER comentários e mensagens do tipo:

"Enquanto os outros festejam, eu trabalho pelo meu futuro!"

"Em pleno feriado... e trabalhando! Com orgulho!"

Tudo isso é muito bonito de se ler, mas...