segunda-feira, 9 de junho de 2014

Uma análise sobre o Visual Basic for Applications - Parte 3

Estamos em 2014. Existem milhões de programas na Internet para divulgar notícias, para divulgar emails (spams), empresas de software criam sites em alguns minutos, criam apps em algumas horas. 

Desenvolvedores criam programas que fazem sites e apps se comunicarem com outros apps.

Já estão em testes os carros autômatos, robôs estão à beira de descobrir a realidade virtual, drones fazem guerras e patrulham o céu.

E você ainda fazendo planilha e gráfico de Excel? Desculpe, mas infelizmente você está ficando para trás.

Que o Microsoft Office é uma ferramenta extremamente poderosa ninguém discute, mas a pergunta que não cala a partir do momento em que começamos a aprimorar os conhecimentos na ferramenta é, até onde vale a pena continuar usando o Office, já que existem tantas outras ferramentas para os propósitos que queremos alcançar?

Eu diria que é uma questão de escolha. Foi quando programadores de linguagens chamadas “profissionais” me disseram que o MS Office é cru e amador demais para atingir determinadas metas e resultados.

Com as macros no Excel, eu consegui transformar 4 horas de trabalho em 2 minutos.

Dados são analisados a uma velocidade absurda, informações são resgatadas da Internet em tempo real para formar um relatório que já são disparados por e-mail.

Isso é apenas uma ideia de até onde é possível ir com a ferramenta.

Agora é com você, depois destas 3 partes do artigo você adquiriu conhecimentos fundamentais sobre o VBA, que poucas pessoas e programadores conhecem.

A intenção é expandir horizontes a respeito do uso do Microsoft Office e o diferencial positivo no aspecto profissional que isto pode trazer para cada um, seja da área de tecnologia ou não.

Conheço muitos colegas que estão longe de serem programadores e tiram de letra a construção de soluções com o Microsoft Office no dia a dia de seus trabalhos.

As máquinas ainda não cobram hora-extra nem tem sindicato. Se você não está usando programas para trabalhar para você, você é um dinossauro e está prestes a ser extinto. O seu tempo deve ser gasto pensando e não fazendo trabalho manual. Você precisa começar a automatizar suas rotinas com macros, deve começar a ter seu sistema web para seus clientes e fornecedores. 


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.