quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dica Excelpcional

Talvez já tenha acontecido com vocês ao escolher algumas músicas para tocar (pelo menos comigo sempre acontece).

Você segura o CTRL e vai clicando em cada música. Tudo vai bem até que de repente você dá uma mexidinha no mouse e surge um monte de cópias dos arquivos selecionados. Aí você precisa deletar todas as cópias e selecionar novamente todos os arquivos.

Bom, não tenho uma solução para isto, já que talvez não seja exatamente um problema. Na realidade eu acho que este atalho para copiar arquivos foi mal escolhido, mas não deixa de ser um atalho. Este mesmo atalho existe no Excel. Você pode copiar objetos (imagens, formas, gráficos, SmartArts, CliParts, WordArts e etc) clicando na imagem com o botão CTRL pressionado e arrastando a imagem para o local onde se deseja fazer uma cópia. 

Simples assim. 


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Criando um Caça Palavras


Hoje vou colocar uma postagem bem interessante, que envolva vários assuntos e que interesse a todos. 

Acontece que meu pai descobriu um novo hobby, ele está “devorando” os jornais resolvendo caça-palavras (ou cruzadinhas para alguns). Então eu me lembrei destas revistas com vários caça-palavras e fiquei pensando em como são criados. Seguramente no começo eram feitos na mão mesmo. A pessoa escrevia as palavras e depois preenchia os campos vazios com letras aleatórias. 

Como vocês já devem ter percebido eu não gosto muito de serviços repetitivos. Quando você estiver fazendo sempre a mesma coisa, pare e pense se não há uma forma automática de fazer este processo. Normalmente há!

Então pensei em uma forma automática de criar estas cruzadinhas. Não é tão automática, mas no final do artigo eu falo mais sobre isto.

Veja o processo de como automatizar a produção de um caça-palavras no Excel:

1 – Defina o tamanho da sua matriz. No meu caso escolhi uma de 10 linhas por 10 colunas.

2 – Escreva as palavras que deverão ser encontradas (como na imagem).

3 – Monte uma tabela como a que aparece na imagem abaixo. Em uma linha coloque números e na outra coloque letras. Eu fiz em duas linhas para ficar melhor na imagem, mas poderia ser feito como colunas.

4 – Selecione toda a matriz da cruzadinha. No meu caso seria “B2:K11”. Fiz em duas matrizes para ficar mais fácil à visualização, mas é preciso apenas de uma.

5 – Aperte a tecla F5 (ou Ctrl+G). Isto irá abrir a ferramenta “Ir para”.

6 – Clique em especial e depois clique em “em branco”. Dê “OK”. Perceba que apenas as células em branco ficaram selecionadas.

7 – Aperte F2 para ativar a digitação. Ela pode ser ativada em qualquer uma das células, sem problema. 

8 – Digite a fórmula que aparece na imagem: =PROCH(ALEATÓRIOENTRE(1;21);$B$13:$V$14;2;FALSO) – Abaixo explico esta fórmula.

9 – Aperte Ctrl+Enter. Com isto a fórmula será inserida em todas as células selecionadas.

10 – Caso queira gerar novas letras aperte a tecla F9. 

11 – Pronto. A sua cruzadinha está feita. Para que as letras sejam fixadas, ou seja, para que deixem de se alterar a cada atualização, selecione a matriz, aperte Ctrl+C, clique com o botão direito sobre a matriz e clique em “Colar especial”. Escolha a opção “Valores” e dê “Ok”.




Esta é uma forma de criar uma cruzadinha automaticamente. Entenda a fórmula:

Estão sendo utilizadas duas funções: PROCH e ALEATÓRIOENTRE.

Poucas pessoas conhecem a função PROCH apesar de ela ser exatamente igual à função PROCV, só que com linhas em vez de colunas. A função PROCH irá fazer uma correspondência entre a primeira e a segunda linha. Ou seja, informamos um número, e a função retorna a letra abaixo deste número.

Porém não faria sentido escrevermos os números. Para isto utilizamos a função ALEATÓRIOENTRE. Esta função irá gerar aleatoriamente números inteiros dentro do intervalo estipulado, no nosso caso entre 1 e 21. 

Perceba que é preciso travar o intervalo da matriz. Para isto são utilizados os cifrões (referência absoluta) em $B$13:$V$14.

É isto. Ou não! Alguém tão exigente quanto eu poderia dizer que este processo poderia ser ainda mais automático. De forma que o usuário apenas digitasse as palavras que quer inserir na cruzadinha e ela fosse feita automaticamente.

Eu realmente não tentei isto. Acho possível, mas bem complicado. Se eu fosse fazer eu tentaria programar vários loopings de forma a tentar todas as possibilidades de encaixe das letras na matriz. E ver se em alguma delas consegue encaixar todas as palavras. Realmente não é fácil, mas deve ser possível.

Outra coisa bem importante é analisar as palavras geradas aleatoriamente. Não queremos que apareçam palavrões em uma revista que pode ser voltada ao público infantil também. Acredito que isto poderia dar até um processo. Fica a dica para ganhar uma grana. Pegue revistas infantis e busque palavrões. Depois arrume um bom advogado, abra um processo e espere uns 15 anos até o resultado sair. Pode ser um bom investimento para a aposentadoria.

Mas voltando, como poderíamos analisar se existem palavrões no meio da cruzadinha? Também não é algo tão simples, mas bem mais simples do que o problema anterior. Também teria que ser feito com loopings no VBA. Primeiro eu escreveria uma lista das palavras que não podem estar na cruzadinha. Depois eu programaria loopings que fossem selecionando célula por célula e juntando as letras em todas as direções para ver se alguma delas é igual às palavras na lista. Lembre-se que é necessário testar palavras de vários tamanhos. 

Bom, é isto. Espero que tenham gostado e aprendido. Se tiverem dúvida sobre alguma passagem é só deixar uma mensagem.

Comente também se você conseguiu criar um caça-palavras.



Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Atalho para tamanho da Barra de Fórmulas

Hoje vou postar uma dica super fácil, simples, interessante, útil e muito apropriada para uma segunda à tarde. A introdução do post demandará mais tempo do que a própria dica.

Sabe quando a fórmula ou o texto está muito grande e não é possível vê-lo inteiro na barra de fórmulas? Neste caso é necessário arrastar a barra para que fique maior, certo?



Bom, depois que ela foi aumentada é possível voltar para o modo simples (apenas uma linha) com o atalho [CTRL] + [SHITF] + [U]. 

E utilizando o atalho novamente a barra de fórmulas será ampliada para o tamanho que estava configurada.

É bem mais simples e rápido do que ficar arrastando com o mouse!!!

Viu só? Agora me diz se a sua vida não mudou depois desta dica e que tudo passou a fazer sentido?!


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

domingo, 17 de agosto de 2014

Parceria: Tonetto Excel e Livraria Cultura

Desde o dia 24/07 quem navega pelo site Tonetto Excel pôde verificar a presença de alguns banners que direcionam para o site da Livraria Cultura, o primeiro parceiro de negócios do nosso site.

Estava há uns 3 meses em busca de uma parceria que monetizasse o site, mas que não ficasse restrito a essa mera função de publicidade, mas que oportunizasse um incremento de conteúdo ao nosso site e principalmente a você, afinal de contas quem faz o Tonetto Excel ser o que é são os nossos leitores.
Fiquei extremamente satisfeito com a oportunidade de complementar os posts com ofertas de uma livraria tão séria com seus consumidores e comprometida com a causa cultural.

São Livros, DVDs, CDs, Games, eBooks, Brinquedos e muito mais na Livraria Cultura, com o site todo com Frete Grátis e parcelamento de até 5x nas compras acima de R$ 150,00.


Tá, mas e como a parceria funciona??

Toda vez que você clica em um banner ou em um link da Livraria Cultura no nosso site você é direcionado ao site deles, com um identificador no URL (uma sequência de números depois do endereço normal) pelo qual o sistema deles sabe que você chegou ao site através do Tonetto Excel.

Aí tudo que você compra lá gera pontos para o site, que pode pagar custos com domínio de internet, investimentos para conteúdo de melhor qualidade, materiais e brindes para você.

Muito fácil não é!? Você compra por preços justos os produtos do seu interesse, pode parcelar e receber grátis o frete, seu produto chega por se tratar de uma loja idônea e nacionalmente reconhecida no varejo online, você pode receber pontos que viram outros produtos ou descontos, e ajuda a manter nosso site, tornando-o cada vez melhor.

Vamos aproveitar, pois quem ganha no final somos todos nós!!!


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

Jogo - Desafio Lógico

Você gosta de desafios lógicos? Então você vai gostar de jogar o BLOXORZ.



O objetivo deste jogo é levar o bloco e encaixá-lo no buraco quadrado usando as teclas de setas. Será se você consegue resolver todas as 33 etapas? 

Confesso que só cheguei até o 18! Esse jogo muito é viciante. Deixe nos comentário até onde você consegue chegar.

Confira!

http://www.bloxorzgame.com/

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Esconder o conteúdo da célula

Segredo oculto do Excel.

Sabe aquela vez que você queria esconder o conteúdo de uma célula, e colocou a cor da letra da mesma cor do fundo da célula?

Pois é, existe uma formatação específica para isso. Coloque formatação de célula como personalizada, e em tipo digite três pontos-e-virgulas (;;;). Agora se precisar mudar a cor de fundo, não precisará preocupar-se com a cor da letra.



Abraços e até a próxima.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Aquilo que você não quer ouvir... mas precisa!

Por, Anderson Tonetto.

Algumas pessoas irão te enganar, te iludir. Vão dizer que “você pode fazer aquilo que quiser”, que se “você quer você consegue”, que o “céu é o limite” e mais um monte de baboseiras de autoajuda. Não acredito nisso. Você é uma pessoa limitada. Todos somos, nascemos com inúmeras limitações. Algumas destas limitações são responsabilidade da sua genética. Tem pessoas que nascem com jeito para música e tem pessoas que nascem com habilidades para esportes. É muito simples observar isso. Assista uma aula de educação física do ensino fundamental e você verá que alguns alunos se saem melhor no pega-pega. São mais velozes, mais flexíveis, mais desenvoltos. Estas crianças não treinaram para ser campeões na modalidade, simplesmente nasceram com estas habilidades. Herdaram dos pais, dos avós. Outras crianças talvez se recusem a participar da brincadeira e irão preferir brincar com algum instrumento.

Algumas destas limitações são responsabilidade da sua criação. Falar vários idiomas também é uma habilidade (que pode ser explicada com habilidades mais básicas), porém também esta associada com o desenvolvimento durante a infância. Sei que existem muitas pesquisas demonstrando que crianças que são estimuladas a aprender outros idiomas na infância desenvolvem uma certa área cerebral, caso contrário se atrofiará. Isto pode se tornar uma limitação no futuro. Se você resolver ser o “senhor das línguas” com 50 anos, você provavelmente não será, mesmo que a autoajuda diga que “tudo é possível”.

Pessoalmente, acho que estes tipos de ideias são um grande problema social. Ao dizer para um jovem que mal consegue se equilibrar sobre as próprias pernas, que com muito treino ele pode chegar a ser um dia, o camisa 10 da seleção brasileira, você está destruindo o sonho dele. Você está fazendo com que o jovem dedique grande parte do tempo para aprender algo que ele não será bom. Provavelmente ele até melhore, mas continuará sendo motivo de chacota entre os colegas. Depois de um tempo restará um jovem frustrado e infeliz.



As pessoas deveriam ser estimuladas a desenvolver o autoconhecimento. Você ter claramente em sua cabeça o que você faz bem e o que faz mal. Não é fácil, mas é possível. Veja aquilo que você se sente bem em fazer. Você gosta de falar em público? Se sente tranquilo, confiante? Então esta pode ser uma habilidade sua. Agora se você treme todo só de parar diante dos amigos na sala de aula para apresentar um trabalho, não deixe alguém dizer que você poderá ser o próximo presidente porque você não poderá. É simples. Você pode tentar, pode melhorar, progredir, mas nunca será bom o bastante.

Sabe qual é a parte mais interessante disso? Que você não precisa ser o presidente. Outras pessoas nasceram para isto. Não é vergonha alguma. Você simplesmente não reúne as habilidades necessárias. Contudo pode ser que você tenha as características necessárias para ser o melhor padeiro do mundo. Na padaria não será preciso grandes discursos, é preciso os ingredientes certos nas proporções corretas.

E aqui vai minha autoajuda. Todos nós nascemos com uma série de habilidades. Você também. Acredite! O que diferencia uma pessoa de sucesso de uma pessoa fracassada é o tempo investido nas habilidades corretas. Se o Neymar tivesse dedicado a sua infância para ser um pianista, ele teria fracassado. Depois de um tempo tentaria outra coisa, e outra e outra, até terminar não sendo nada.

Por isto é preciso se experimentar na vida. Faça atividades diferentes, se exponha em situações adversas. Assim você poderá se conhecer melhor e descobrir em quais habilidades você deve focar.

Concluindo: se você é uma pessoa que não curte matemática, que odeia fazer contas, que se arrepia só de ver uma equação, que não estimula seu raciocínio lógico (leia mais aqui), você nunca será o “Lord of Excel”. Simples assim. Pode aprender um pouco, fazer uns gráficos, mas vai continuar sendo ruim. E o que fazer? Dedique seu tempo a algo que você seja bom. Assim você ganhará muito dinheiro e poderá contratar uns consultores loucos (pode ser eu) apaixonados pelas mesmas coisas que você odeia. Simples assim.


Abraços.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...