Você já pensou nisto?
Olhe atentamente a imagem e depois leia os comentários abaixo.
Olhe atentamente a imagem e depois leia os comentários abaixo.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Já observaram a imagem?
Então você deve ter percebido que:
- Na primeira imagem a mulher tem um dedo a mais.
- Na segunda há um braço fantasma.
- Na terceira o homem só tem uma orelha.
Bom, esta foi uma campanha criada pela Colgate com o intuito de demonstrar que um pedaço de comida nos dentes chama mais a atenção que um defeito físico.
Mas será mesmo?
Não. Na verdade a Colgate teve uma incrível sacada de utilizar vários recursos do marketing para criar esta ilusão.
Nós ocidentais estamos acostumados a começar a ver imagens ou páginas de livros, revistas, jornais e etc
- Na primeira imagem a mulher tem um dedo a mais.
- Na segunda há um braço fantasma.
- Na terceira o homem só tem uma orelha.
Bom, esta foi uma campanha criada pela Colgate com o intuito de demonstrar que um pedaço de comida nos dentes chama mais a atenção que um defeito físico.
Mas será mesmo?
Não. Na verdade a Colgate teve uma incrível sacada de utilizar vários recursos do marketing para criar esta ilusão.
Nós ocidentais estamos acostumados a começar a ver imagens ou páginas de livros, revistas, jornais e etc
pelo canto superior esquerdo. A própria imagem força isto. Ela puxa nossa
visão para este lado da tela colocando o rosto dos atores nesta posição. Assim
obviamente a primeira coisa que vemos é o sorriso dos modelos e o resto de
comida pendurado, reforçado por uma gengivite nervosa do cidadão. Ah, nosso
cérebro entende o conjunto com apenas uma imagem e não como três com relação a
este direcionamento.
Em seguida nosso olhar caminha para o canto inferior direito. Isto não é algo da minha cabeça. Já li algumas coisas sobre isto. Não à toa, as revistas escolhem tão bem a posição de cada informação na folha. Assim não percebemos os dedos a mais na mão esquerda da atriz.
Em seguida ocorre outro fenômeno interessante. Nosso cérebro conclui que as 3 imagens são similares representando a mesma ideia. Que são feitas da mesma forma. Então obviamente a segunda mulher também estaria com o braço sobre o homem. Perceba que o braço direito da mulher é jogado em um ponto cego da imagem (seguindo a lógica do fluxo de nosso olhar sobre a imagem). O fato dos atores da segunda imagem estarem no meio da foto auxilia este processo.
Finalmente chegamos à terceira imagem. Nas duas primeiras imagens as orelhas direitas estavam escondidas ou pelo ângulo da cabeça ou pelo cabelo da mulher. Logo nosso cérebro não sente falta da orelha direita nesta imagem. O braço esquerdo da modelo também cumpre um papel importante. Perceba que ele chama atenção pela cor e pelo plano inserido. Também cumpre o papel final no processo de direção do fluxo de nosso olhar, terminando como eu havia dito no canto inferior direito.
Portanto obviamente não é real a ideia de que um 'braço a mais' chama menos atenção que uma sujeira nos dentes.
Porém esta propaganda é uma grande aula de marketing. Foram utilizados vários recursos com o propósito de criar a ilusão do 'monstro do alface no dente'.
Trazendo para o nosso universo, coloque as informações importantes no canto superior esquerdo, como o nome e o logo da marca. O fluxo da visão não funcionará da mesma forma se a planilha ocupar mais de uma página.
Abraço a todos e precisando, Excel-me!
Em seguida nosso olhar caminha para o canto inferior direito. Isto não é algo da minha cabeça. Já li algumas coisas sobre isto. Não à toa, as revistas escolhem tão bem a posição de cada informação na folha. Assim não percebemos os dedos a mais na mão esquerda da atriz.
Em seguida ocorre outro fenômeno interessante. Nosso cérebro conclui que as 3 imagens são similares representando a mesma ideia. Que são feitas da mesma forma. Então obviamente a segunda mulher também estaria com o braço sobre o homem. Perceba que o braço direito da mulher é jogado em um ponto cego da imagem (seguindo a lógica do fluxo de nosso olhar sobre a imagem). O fato dos atores da segunda imagem estarem no meio da foto auxilia este processo.
Finalmente chegamos à terceira imagem. Nas duas primeiras imagens as orelhas direitas estavam escondidas ou pelo ângulo da cabeça ou pelo cabelo da mulher. Logo nosso cérebro não sente falta da orelha direita nesta imagem. O braço esquerdo da modelo também cumpre um papel importante. Perceba que ele chama atenção pela cor e pelo plano inserido. Também cumpre o papel final no processo de direção do fluxo de nosso olhar, terminando como eu havia dito no canto inferior direito.
Portanto obviamente não é real a ideia de que um 'braço a mais' chama menos atenção que uma sujeira nos dentes.
Porém esta propaganda é uma grande aula de marketing. Foram utilizados vários recursos com o propósito de criar a ilusão do 'monstro do alface no dente'.
Trazendo para o nosso universo, coloque as informações importantes no canto superior esquerdo, como o nome e o logo da marca. O fluxo da visão não funcionará da mesma forma se a planilha ocupar mais de uma página.
Abraço a todos e precisando, Excel-me!
Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.




