segunda-feira, 27 de abril de 2015

EXCEL: Formatos e Conteúdo de uma Célula

Hoje vou falar de um dos conceitos MAIS IMPORTANTES DO EXCEL (Sim, em CAPS LOCK!). Muitas das ferramentas do programa estão relacionadas a este conceito e sem entendê-lo bem não será possível utilizá-las corretamente. Uma grande dificuldade dos programadores é lidar com usuários que desconhecem este conceito. 
Ah, e obviamente para se programar em VBA é preciso entender bem o assunto que será tratado neste texto. Espero já ter lhe convencido a continuar lendo. Vamos lá...

Podemos dizer que uma célula é composta de duas partes: formato e conteúdo.

Vamos começar pelo conteúdo que é mais simples. O conteúdo é o texto que foi inserido na célula, é o conjunto de caracteres digitado. Pode ser uma letra, uma frase, uma fórmula... É aquilo que aparece na barra de fórmulas quando a célula é selecionada. 


Vamos fazer uma analogia. Pensando na célula como um copo, o conteúdo é aquilo que tem dentro do copo. Pode ser água, suco, cerveja e etc.

Para ficar mais claro ainda. O conteúdo da célula é aquilo que desaparece quando você clica em 'Delete'.

Ficou claro, certo?

Mas e o formato? Bom o formato é um pouco mais complicado porque envolve muitas coisas. O formato da célula são todas as formatações inseridas nela como cor de preenchimento, borda, cor e tipo de fonte, negrito/itálico/sublinhado, alinhamentos horizontais e verticais e formato de número.

Mas isto a maioria das pessoas sabe instintivamente porque é mais "visível". O problema é que elas se esquecem de outros formatos menos perceptíveis como, por exemplo, a validação de dados, formatação condicional, tipo de proteção, quebra de texto e etc.

Todas as opções que aparecem ao utilizar o atalho [Ctrl] + [1] são formatos de célula.



Voltando a nossa analogia do copo, se o conteúdo é o que está dentro dele, o formato do copo são suas características, como a cor, formato, largura, altura, espessura, material e etc. ok?

Para limpar o formato da célula a melhor maneira é Página Inicial > Limpar > Limpar Formatos, ou com o atalho [Alt] > [C] > [E] > [F]. Isto faz com que todas as células selecionadas voltem a sua configuração padrão.

Mas Anderson, por que isto é tão importante?

Este conceito é importante ao copiar valores, arrastar células, filtrar, limpar células, utilizar o ir para especial e etc... Sempre que você for efetuar alguma destas ações você deve pensar se está interessado no conteúdo da célula ou em seu formato.

O que faz o [Ctrl]+[C] e [Ctrl]+[V] no Excel? Você já pensou nisto???

Ele copia CONTEÚDO e FORMATO! Muita gente usa este atalho esquecendo do formato e isto é um drama para o programador porque não existe uma forma de impedir o usuário de fazer caca.

Um exemplo. Vamos supor que em uma célula exista uma validação do tipo 'lista', ou seja, só é possível inserir na célula os valores listados. Se você copiar o valor de uma célula sem formato para uma célula onde exista esta lista, você irá destruir a validação da célula inserindo um valor que não deveria. Percebe o problema?

Supondo que exista um campo 'Sexo' em um formulário com as opções 'Feminino' e 'Masculino'. Usando o Copiar/Colar erradamente você pode inserir nesta lista algo como 'Tonetto Excel', o que não faz o menor sentido, estragando o formulário.

Isto faz com que nós, programadores, precisemos criar estratégias para reconstruir de tempo em tempo as formatações de células e validar os campos via código.

Em algum momento da minha vida eu cheguei até a desativar o [Ctrl]+[C] e [Ctrl]+[V] achando que resolveria o problema, mas aí eu descobri que não dá pra subestimar a capacidade do usuário de fazer "usuarices"... =P

Então qual a forma correta para copiar e colar?

Bom, se você entendeu o conceito apresentado (e eu espero que sim!), vai entender que na maioria das vezes o que realmente precisa é colar apenas o conteúdo da célula e não seu formato. Para isto, copie a célula, o que pode ser feito na base do [Ctrl]+[C] sem medo e para colar clique com o botão direito na célula onde o conteúdo deve ser colado e clique em Colar Especial e depois em Valores. 

Assim apenas o conteúdo da célula é copiado. Nas versões mais novas do Office isto ficou mais fácil porque ao clicar com o botão direito existe um ícone com os números 123 que faz a mesma coisa.



É isto. Compartilhe este artigo para aqueles usuários que vivem "estragando suas planilhas" e as maravilhosas formatações que deram tanto trabalho para construir.

Espero que tenha gostado e aprendido.

Abraços.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.