segunda-feira, 18 de junho de 2018

Tabela Copa 2018 em Excel

Está procurando pela Tabela da Copa do Mundo 2018 em Excel? Então está no lugar certo.

A Copa do Mundo é um evento que une o mundo inteiro. E este é o tipo de evento que você não pode perder, afinal, ele ocorre apenas a cada 4 anos.

O campeonato é composto por 32 equipes que já foram divididas em 8 grupos. O primeiro e o segundo colocado de cada grupo têm a chance de passar para a próxima rodada, ou seja, oitavas de final.  E para garantir que você nada perca nada, nós criamos a Tabela da Copa do Mundo 2018 em Excel. Confira os detalhes e baixe já a sua!

A Tabela da Copa do Mundo 2018 em Excel é uma maneira fácil de ver como seu país favorito progride no torneio. Após baixar e abrir a sua planilha, você terá uma tela conforma mostrado abaixo:



Ao lado esquerdo você encontrará a fase de grupos, onde basta inserir os resultados de cada jogo.

Ao lado direito temos a fase eliminatória. Observe que os campos “A Definir” serão preenchidos automaticamente assim que a fase de grupos for finalizada. As etapas de Quartas de final, Semifinal e Final, serão preenchidas conforme os resultados que você anotar nas Oitavas de Final. Portanto, você apenas deverá anotar os resultados de cada jogo nos respectivos quadrados em branco e a planilha se encarregará se fazer os cálculos de classificação.

Downlaod Tabela Copa 2018 em Excel

E então, o que achou Tabela da Copa do Mundo 2018 em Excel

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS E ARTIGOS POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Mudanças no site e Cursos do Tonetto Excel

Pessoal, a partir de 25 de junho de 2018 teremos importantes mudanças no site e nos cursos do Tonetto Excel.




Desde 2013 o Tonetto Excel publica assuntos relacionados a Planilhas e informática.

Atualmente existem centenas de blogs e sites de tecnologia que publicam mesmos assuntos e informações, abordando um pouco de tudo, mas não se focando em nada.

E isso não é uma crítica: é um fato real influenciado pela tendência atual de internautas que raramente consegue ler mais do que alguns parágrafos, pois tem a capacidade de atenção inferior à de um peixe dourado devido principalmente à influência dos smartphones.

Com isso, estou colocando em prática algo que eu deveria ter feito há alguns anos: o site Tonetto Excel irá potencializar os artigos, incluindo novos tutoriais escritos e em mais vídeos.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

PC Gamer ostentação, séra mesmo?


Aprenda neste artigo que não é preciso ter um core i9 para jogar BF1. Que Montagem e Manutenção de Computadores vai muito além do “Hardware é o que você chuta e Software é o que você xinga”. E que as redes neurais de computadores não estão só na Skynet, estão bem mais perto do que você imagina, aí mesmo na sua sala, seu quarto, dentro do seu vídeo game e placa de vídeo.


Um 'youtuber' estrangeiro montou um computador de 30 mil euros, ou cerca de 130 mil reais na cotação atual (maio/2018). Logo pensamos, em um PC desses com certeza os jogos podem ser rodados a com gráficos no "talo", a 150 quadros por segundo, não é?


Não. Infelizmente não é assim que funciona. 
Pra quem curte jogos mas não manja muito de computação, leia mais e entenda o motivo:
ESPECIFICAÇÕES DO COMPUTADOR
- Processador Intel Core i9 7980XE @ 4,6Ghz;
- Placa Mãe Asus ROG Rampage VI Extreme (chipset Intel X299);
- 128 GB de memória RAM DDR4-3200;
- 2 Placas de Vídeo Nvidia GeForce GTX 1080 Ti em SLI;
- SSD Intel Optane de 480 GB PCIE;
- 2 HDD Western Digital Black de 6 TB em RAID 0;
- Monitor/TV LG 4K de 42” e mais dois monitores no modo retrato.
ANÁLISE
O core i9 conta com nada menos que 18 núcleos e 36 threads, quando os jogos atuais mal fazem uso de processadores com 8 threads. Além de um overhead que sistema operacional vai sofrer para distribuir as threads ao longo dos núcleos lógicos, podendo ocorrer até mesmo uma queda de desempenho. Sem falar que o cara usa monitor de 4K e nesta resolução o processador pouco interfere.
Já as 2 placas de vídeo GTX 1080 TI em SLI são outro desperdício, pois as empresas desenvolvedoras de jogos estão "obrando e andando" para isso, deixando de otimizar seus jogos para esta configuração. Some a isso o fato de que o Directx 12 possui um suporte feito 'nas coxas' para mais de uma GPU. Ou seja, em 90% dos jogos disponíveis no mercado, apenas uma das GTX 1080 TI realmente trabalhará. E com isso o PC de 130 mil sofrerá para manter meros 60 FPS na resolução utilizada. Triste, mas verdade.
Quanto aos 128 GB de RAM, adivinhem? Desperdício total (a não ser que ele utilize o PC como virtualização de servidor). Os jogos atuais rodam tranquilo com 8GB de RAM (fora a memória da placa de vídeo). Arrisco dizer que 16GB estaria ótimo para os próximos 3 anos ainda.
Quanto ao SSD e HDD tudo certo, pois são indispensáveis e em qualquer computador. O que manda é a capacidade de uso que você vai ter.



FINALIZANDO
A mensagem que quero passar com essa análise, é que você NÃO precisa dar os rins nas peças mais tops do mercado para ter PC GAMER phoda.
Há muitos Core 2 Duo com 6GB de RAM rodando liso um Battlefield 1, enquanto que várias lojas de informática empurram (e lucram!) um core i7 + 16GB de RAM montados em placa mãe com BIOS v.2012 engasgando para rodar GTA V.

O segredo é saber "casar" as peças certas, e infelizmente são poucos técnicos, especialistas e engenheiros de computação que sabem e se dispõem a fazer isso.
Uma que o ensino dos cursos técnicos e graduação em tecnologia são rasos e superficiais na maioria dos casos.
Outra que para chegar no conjunto ideal de hardware são necessárias horas de análises e cálculos (sim, cálculos ;).
Por fim, as lojas e consumidores finais não possuem tempo para isso, e o negócio é vender, vender, vender...

Complicado, mas é assim que funciona.
Infelizmente não sou formado em engenharia da computação, mas tenho um pequeno conhecimento na área graças ao meu autodidatismo, vontade e apreço que tenho por esta riquíssima área J
Além da leitura de livros e cursos comprados de Hardware, Softwares e Redes, fui além em aprender mais sobre algumas tecnologias.

Listo as que considero mais importantes abaixo:

- Matemática aplicada a Ciência da Computação;
- Machine Learning (visão computacional e aprendizagem aprofundada);
- Robotização;
- Estudo de planejamento de rotas e sistemas;
- Programação e Desenvolvimento;
- Linguagens de otimização Aimms;
- OpenCV (Interfaces gráficas adaptativas ao hardware);
- Keras, TensorFlow e Cuda.


Esses três últimos são algoritmos de redes neurais e machine learning com capacidade de utilizar todo o poder do co-processador aritmético presente nas GPUs.
GPU são unidades gráficas de processamento, feitas para serem extremamente eficientes no tratamento de imagens. É um mini super computador à disposição.
As redes neurais artificiais são estudadas desde a década de 40 e são inspiradas nos neurônios do cérebro. Cada neurônio recebe um ou mais inputs, multiplica por um peso, e aplica uma função de ativação, gerando um resultado. Este resultado pode passar para um ou mais neurônios da rede.
Na imagem abaixo temos um exemplo do State of the art de uma rede com duas camadas.

Hoje com o avanço computacional do hardware é possível ter redes neurais de mais de 100 camadas com alguns MILHARES de neurônios.
Para efeito de comparação, estima-se que o cérebro humano tenha 100 MILHÔES de neurônios, que podem gerar uma quantidade infinitamente absurda de camadas... e todo este aparato entre nossas orelhas pesa menos de 1 quilo e meio, e gasta alguns watts de energia. O corpo humano é impressionante!

Não é necessariamente quanto maior o número de camadas melhor. Depende da aplicação. Mas cada camada é como se fosse um nível de abstração a mais. Para usos mais complexos de renderização de múltiplos fatores e árvore de BSP, podem ser necessárias muitas camadas de redes neurais.

Para se ter uma ideia do quão recente são estes avanços, o TensorFlow (pacote computacional de Machine Learning do Google -  https://www.tensorflow.org/) foi liberado a público em nov/2015. Estamos em mai/2018, menos de 3 depois.

O Keras (https://keras.io/) é um tipo de Wrapper, algo de nível mais alto que utiliza o TensorFlow por debaixo dos panos. Facilita a utilização para os casos menos complexos, sem perder o poder computacional.


LINK OBRIGATÓRIO >>> Veja como trabalha uma GPU e Computação Gráfica neste vídeo do Nerdologia: https://www.youtube.com/watch?v=-4_OU95nKuU&t=252s

Agora junte todo esse conhecimento e coloque dentro uma caixa mestra, essa caixa se chama Matemática (lembra dela?).
Como não pode deixar de ser, todos esses processamentos de sinais e números tem muito embasamento teórico na Rainha das Ciências: Cálculo, Álgebra Linear, Otimização. Por isso é bom relembrar desses conceitos.

Até mesmo para o CORRETO uso de Coolers em um computador são necessários cálculos para saber o volume de ar que Entra e Sai do gabinete, medido em CFM (pés cúbicos por minuto).
Ou seja, não é cooler com LEDs brilhantes de R$ 100,00 que vai fazer o PC refrigerar melhor.

Ah, e entrando na polêmica Whater Cooler x Cooler Box... é possível ter a mesma eficiência de um Whater Cooler usando o Cooler Box, sem precisar gastar R$ 400,00.
Me chame que explico como ;)


Resumindo, é necessário ter uma BOA bagagem de conhecimentos para fazer uma BOA “Montagem de Computadores" para usos mais exigentes de processamento, como Games, AutoCad e Servidores.

E claro, prestar consultorias na área e fazer artigos como este :)

Abraços,
Anderson Tonetto

Links
Visão computacional



Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Já se sentiu um impostor? Eu também


Na verdade, eu me sinto assim quase o tempo todo.
Trabalho envolvido com tecnologia desde os meus 16 anos, hoje tenho 28.
Já trabalhei em vários projetos com empresas diferentes. Atuei em diversos setores e cargos como estagiário, analista, desenvolvedor, instrutor e até líder de equipe. Hoje trabalho na gestão das empresas Tonetto Excel Consultoria & Treinamentos e Solução Contábil.
Você que está lendo e que está começando na área pode até pensar nossa, esse cara deve ser foda. Mas não é assim que eu me sinto a maior parte do tempo.
Sinto que sou um impostor.
Que uma hora alguém vai descobrir que eu não sei exatamente o que eu tô fazendo e vou rodar.
Eu sempre acho que meu trabalho não está bom o suficiente.
Sempre acho algum defeito, sempre vejo espaço para melhorar alguma coisa. Existem várias tarefas que tenho que fazer toda semana como, escrever artigos e postagens, configurar sistemas, automatizar rotinas e eu sempre tento fazer melhor, mas parece que nunca está bom.

Já se sentiu assim?

Mas isso não é ruim
Como assim não é ruim Anderson!?!

Vou te dizer.
Os piores profissionais que conheci até hoje são justamente o contrário de mim: pessoas extremamente confiantes, que falam abertamente o quão boas são, que acreditam que sabem tudo e não precisam aprender nada de novo, e por isso não se atualizam ou não tentam fazer um trabalho melhor.
E uma hora meu amigo, a casa cai.
Já nós, os impostores, não: estamos sempre tentando melhorar continuamente. Todos os dias, o tempo todo.

Seja um impostor
Parando para pensar, hoje eu trabalho com empresas que são referências quando o assunto é Planilhas e Contabilidade Online, tomo decisões o tempo inteiro junto com meus sócios. Temos uma equipe que é boa demais no que faz.

Então, pensando assim... alguma coisa certa eu fiz nesse caminho até aqui, não é?
E você também.

Você está onde está hoje porque é bom em algo, porque sabe fazer algo bem. Use esse sentimento de impostor que você tem para o bem: perceba quais são as suas falhas, veja onde pode melhorar e tente ser melhor a cada dia.
E não precisa ter pressa!
Repetindo aqui uma fase que me disseram certa vez, e que faz total sentido para mim:
A vida é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. :)
Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Qual a diferença entre Float, Double e Currency?

Basicamente, precisão:

Float: 7 dígitos (32-bit) 
Double: 15-16 dígitos (64-bit)
Currency: 28-29 dígitos (128-bit)


Na hora de declarar uma variável numérica chega aquele dilema, qual tipo de variável usar?

Float e Double trabalham com arredondamentos de valores. Por esta razão, são recomendados quando você não se importa se houver uns arredondamentos aqui ou ali. São bastante usados para cálculos científicos.

Com Currency é diferente: usamos ele quando queremos precisão exata de valores. Geralmente queremos isso quando trabalhamos com dinheiro, certo?

Por causa da precisão alta, trabalhar com currency é mais lento.

Em termos de magnitude, conseguimos guardar números maiores em um double, porém com precisão menor.
Em um currency guardamos menores, mas com mais precisão.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Primeiro artigo de 2018

Imagem relacionada


Olá pessoal,
Sejam bem-vindos ao primeiro artigo de 2018. Antes de iniciar este post, quero fazer uma breve citação:

“Você não tem ideia do tempo precioso que perde quando está empurrando um projeto contra a burocracia, falta de recursos, as dúvidas, o cansaço, problemas diplomáticos, o desconhecimento técnico. Você sempre tende a ser positivo, e acha que “Eu mereço, eu vou me esforçar, vai dar certo”. Não. Há situações em que você sabe que não pode desperdiçar tempo algum, não pode deixar para depois, se não vai morrer. Isso acontece em alto mar, onde ninguém tem direito de dormir antes de resolver um problema. Se na hora de comandar um projeto e tivéssemos essa certeza, seriamos muito mais competentes. Todos seriamos.
Livro: Não há tempo a perder, 2016.

Autor: Amyr Klink. 

Uma ótima reflexão para o ano de 2018.

Pois é, 2018 já chegou (há duas semanas, eu sei) e esta é a primeira vez que paro para escrever para vocês neste ano.

Este será um ano diferente na Tonetto Excel. Eu quero saber de você, o que você quer da Tonetto Excel em 2018. Sugira aqui, deixe sugestões daqui que você gostaria de ver este ano aqui em nosso blog. Aquilo que você gostaria de receber da Tonetto Excel em 2018.

Eu quero que 2018 seja um ano de conteúdos mais participativos, quero que você aí do outro lado possa interagir mais. Quero tentar atender de uma forma mais próxima a todos vocês que acompanham e utilizam nossos recursos.

Às vezes você está se perguntando o porquê eu quero que 2018 seja diferente. Muito se deve ao fato de que 2018 é o quinto ano da Tonetto Excel. Este ano irão se completar 5 anos que a Tonetto Excel foi criada, que foi ao ar nosso primeiro site com informações sobre Excel. A empresa veio depois com o tempo, mas a Tonetto Excel começou a existir há 5 anos.

E isto é muito importante para mim. São 5 anos na frente da tela de um computador digitando em um editor de textos, preparando materiais, apostilas, artigos, conversando com você aí do outro lado.

Eu sei que você vai estar lendo os artigos e aprendendo alguma coisa (ou não), mas são 5 anos na frente de um computador, e é muito tempo. Por isso eu quero tornar este quinto ano de Tonetto Excel como um marco. Quero que seja diferente nos próximos anos e quero ouvir sua opinião, quero saber o que você pensa, o que você quer e o que você gosta e o que não gosta. Enfim, fique livre para comentar.

Então este é meu primeiro artigo de 2018, eu sei que você esperava um pouquinho mais neste artigo, mas como falei quero fazer algo diferente. E se você tiver uma ideia do que você gostaria de ver de diferente aqui no site, aproveita que esta é a melhor oportunidade. Todos os comentários e e-mails serão levados em consideração e analisados.

No mais, eu só tenho a agradecer a todos vocês que acompanham a Tonetto Excel, seja 1 ano, 1 mês, 1 dia, ou há 5 anos. Não interessa quanto tempo você me acompanha, o que interessa é que você está lendo este artigo agora e que você me acompanha, e isto para mim não tem preço. Não tem dinheiro que pague poder ajudar outras pessoas. Poder fazer conteúdo que vão de certa forma melhorar a vida de alguém no aspecto pessoal ou profissional.

Muito obrigado por acompanhar a Tonetto Excel! Fique à vontade nos comentários, e estaremos juntos em 2018.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/