segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Já se sentiu um impostor? Eu também


Na verdade, eu me sinto assim quase o tempo todo.
Trabalho envolvido com tecnologia desde os meus 16 anos, hoje tenho 28.
Já trabalhei em vários projetos com empresas diferentes. Atuei em diversos setores e cargos como estagiário, analista, desenvolvedor, instrutor e até líder de equipe. Hoje trabalho na gestão das empresas Tonetto Excel Consultoria & Treinamentos e Solução Contábil.
Você que está lendo e que está começando na área pode até pensar nossa, esse cara deve ser foda. Mas não é assim que eu me sinto a maior parte do tempo.
Sinto que sou um impostor.
Que uma hora alguém vai descobrir que eu não sei exatamente o que eu tô fazendo e vou rodar.
Eu sempre acho que meu trabalho não está bom o suficiente.
Sempre acho algum defeito, sempre vejo espaço para melhorar alguma coisa. Existem várias tarefas que tenho que fazer toda semana como, escrever artigos e postagens, configurar sistemas, automatizar rotinas e eu sempre tento fazer melhor, mas parece que nunca está bom.

Já se sentiu assim?

Mas isso não é ruim
Como assim não é ruim Anderson!?!

Vou te dizer.
Os piores profissionais que conheci até hoje são justamente o contrário de mim: pessoas extremamente confiantes, que falam abertamente o quão boas são, que acreditam que sabem tudo e não precisam aprender nada de novo, e por isso não se atualizam ou não tentam fazer um trabalho melhor.
E uma hora meu amigo, a casa cai.
Já nós, os impostores, não: estamos sempre tentando melhorar continuamente. Todos os dias, o tempo todo.

Seja um impostor
Parando para pensar, hoje eu trabalho com empresas que são referências quando o assunto é Planilhas e Contabilidade Online, tomo decisões o tempo inteiro junto com meus sócios. Temos uma equipe que é boa demais no que faz.

Então, pensando assim... alguma coisa certa eu fiz nesse caminho até aqui, não é?
E você também.

Você está onde está hoje porque é bom em algo, porque sabe fazer algo bem. Use esse sentimento de impostor que você tem para o bem: perceba quais são as suas falhas, veja onde pode melhorar e tente ser melhor a cada dia.
E não precisa ter pressa!
Repetindo aqui uma fase que me disseram certa vez, e que faz total sentido para mim:
A vida é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. :)
Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.