sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Uma análise sobre o Visual Basic for Applications – Parte 1


Além de ganhar dinheiro para pagar minhas contas, meu objetivo é mostrar para usuários de Excel como usar a linguagem VBA – uma ferramenta que ajuda a ampliar significativamente o poder da planilha mais popular do mundo. No entanto, VBA envolve programação.

Se você é como a maioria dos usuários de computador, a palavra programação cria uma imagem de alguém que se parece e se comporta de um modo totalmente diferente de você. Talvez palavras como nerd, geek e dweeb apareçam na memória.

Os tempos mudaram! Programar computadores se tornou mais fácil, e até pessoas chamadas normais fazem isso. O perfil dos desenvolvedores de VBA é bem diferente do perfil de um típico programador.

Um profissional do ramo de TI, normalmente, não desenvolve seus programas em VBA: ele utiliza um computador com configurações de hardware acima da média e softwares específicos para desenvolvimento e sua profissão é desenvolver programas. Por outro lado, existem milhões de desenvolvedores de VBA que são contadores, administradores, advogados, médicos, orçamentistas e muitos outros profissionais dos mais variados segmentos. Por esse motivo, o VBA tem que ser uma ferramenta de desenvolvimento simples para resolver problemas práticos desses profissionais que não são desenvolvedores dedicados, e sua curva de aprendizado não pode ser complicada. É uma ferramenta de apoio para sua profissão que irá aumentar sua produtividade e poupar de fazer tarefas manuais, tediosas e susceptíveis ao erro humano.

Se você leu até aqui, é seguro apostar que você quer se tornar um programador de Excel. O seu interesse neste tópico o coloca, definitivamente, em uma tropa de elite. E se você ainda não esta convencido de que se tornar um programador em Excel é uma boa ideia, tenho alguns bons motivos pelos quais você poderia querer dedicar algum tempo para aprender a programar VBA;

  ü  Isso o tornará mais competitivo no mercado de trabalho.
Gostando ou não, os aplicativos da Microsoft são extremamente populares. E todas as aplicações da Microsoft suportam VBA. Quanto mais você sabe sobre VBA, melhores são suas chances de progredir em seu trabalho.

  ü  Permitirá que você explore o máximo de seu investimento em um software.
(ou mais provavelmente o investimento do seu empregador). Usar o Excel sem saber VBA hoje em dia é como comprar uma TV e assistir a apenas os canais ímpares.

  ü  Aumentará sua produtividade (eventualmente).
Definitivamente, demora algum tempo para conhecer VBA. Mas esse tempo será compensado quando você for mais produtivo. É como o que lhe disseram sobre ir para a faculdade.

  ü  E o principal, VBA é fácil e divertido de aprender.
Algumas pessoas gostam, de fato, de fazer certas coisas com Excel que seriam impossíveis de outra forma. Você poderá ser uma dessas pessoas depois que fizer o Curso de Excel Avançado.

Existem mais de 500 milhões de usuários de Microsoft Office no mundo. Ele é, sem dúvidas, o pacote de produtividade mais bem sucedido já criado.

O VBA pode integrar um aplicativo Office com outro. Por exemplo: você pode criar um programa em Excel que exporta algumas tabelas numa apresentação de PowerPoint e envie essa apresentação por e-mail via Outlook. Na verdade, você pode criar sistemas inteiros usando o VBA, a exemplo dos vários sistemas existentes hoje em Microsoft Access. Existe outra grande vantagem: a sintaxe da linguagem VBA para o Excel é a mesma para os outros aplicativos Office. Então, se você aprender bem VBA para Excel, já é meio caminho para aprender o VBA no Word, porque dessa forma seu estudo se concentrará em aprender como o VBA interage com os objetos do Word.

O VBA pode estar presente em todos os lugares, desde no Word instalado num escritório de advocacia, no PowerPoint do estudante colegial até no Excel das empresas multinacionais. Se dominar o VBA, você pode operar qualquer computador com o Microsoft Office e começar a desenvolver, sem precisar instalar nenhum recurso adicional.

E embora o Office evolua e sofra modificações a cada novo lançamento, o VBA possui uma ótima compatibilidade entre as versões. Existem códigos VBA que foram criados no Excel 97 que rodam sem problemas no Excel 2013.

Está convencido agora? E para finalizar a primeira parte deste artigo, faço duas observações:

  • Se você usa Office para MAC, BrOffice, LibreOffice ou qualquer outro tipo de pacote de produtividade, terá uma péssima experiência no VBA. Se quiser aproveitar ao máximo o que o VBA pode oferecer, utilize o Microsoft Office para Windows.

  • É essencial que seu inglês esteja bom para aprender VBA: todos os comandos são em inglês, assim como muitos recursos de ajuda disponíveis em livros e na internet.



Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.