quarta-feira, 28 de junho de 2017

Ransomware Petya/NotPetya causa estragos ao redor do mundo

Ataques foram registrados principalmente na Ucrânia, Rússia, Espanha e França, mas também há registros no Brasil. Novo ransomware explora a mesma falha usada pelo WannaCry, que já havia sido corrigida pela Microsoft meses atrás.

Conforme informações da Kaspersky, ainda não está claro se o novo ransomware é uma variação do Petya ou não. Certo mesmo é que ele usa a mesma falha no servidor SMB do Windows que foi explorada pelo WannaCry, cuja correção foi disponibilizada pela Microsoft inclusive, para os Windows sem suporte como o XP e o Vista.


O ransomware exige o pagamento de 300 trumps em bitcoins para fornecer a chave de descriptografia dos arquivos. Porém há um pequeno detalhe: o provedor alemão Posteo, cujo serviço foi utilizado pelos crackers para criar o e-mail de contato, informou que desabilitou o endereço em questão depois de tomar ciência do ocorridoOu seja, mesmo quem se dispor a pagar o resgate não terá como recuperar os arquivos.

Os ataques até o momento concentram-se principalmente na Europa, porém há registros de computadores afetados também no Brasil no interior de São Paulo. Infelizmente a tendência é que o ransomware espalhe-se muito mais.

Diante de mais este ataque, dois fatos ficam claros:

  1. Muitos administradores de TI continuam relapsos quanto às atualizações de sistema.
  2. A melhor forma de se precaver, além de deixar o sistema operacional sempre atualizado, é manter vários níveis de backup inclusive em dispositivos desconectados da Internet e rede local.
Fica o alerta, pois certamente este ataque não será o último.

Um artigo sobre Segurança no Windows está sendo editado e irá ao ar esta semana, nele abordarei o tema com base em minha experiência de 11 anos trabalhando com este Sistema Operacional, além de desmistificar truques de “youtubers” que se dizem “profissionais” mas que não possuem conhecimento técnico de Sistemas, e acabam enganando usuários com “soluções” que não otimizam nada e pior, deixam o Windows mais lento 😉

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...
Licença Creative Commons
Todo trabalho do conteúdo do site de Tonetto Excel - Consultoria & Treinamentos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.tonettoexcel.com/

Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.