domingo, 19 de janeiro de 2014

A história do Excel - O amadurecimento do Excel

O AMADURECIMENTO DO EXCEL


Tendo chegado ao início dos anos 90 deixando a concorrência comer poeira, chegou a hora do Excel alcançar a maturidade.

Quem chegou a trabalhar com a linguagem de macro das primeiras versões sabe que criar um loop ou uma condicional era uma tarefa árdua. A documentação do manual não ajudava e, numa era pré-internet, era difícil trocar informações com outros desenvolvedores.

Além disso, cada planilha tinha que ser salva num arquivo distinto. Organizar diferentes planilhas relacionadas a um mesmo assunto exigia disciplina e a criação de complexas árvores de diretório. Some-se a isso o fato de que podiam ser usados apenas 9 caracteres para nomear um arquivo.

Realmente um pesadelo.

Mas então chegou a versão 5.0 do Excel, e nada mais foi o mesmo.

Com a introdução do VBA (Visual Basic for Applications) como linguagem de programação, um novo mundo de possibilidades se abriu e a criação de macros deixou de ser um assunto enigmático.

E para colocar uma cereja no topo do sorvete, fomos brindados com a possibilidade de trabalhar com múltiplas planilhas no mesmo arquivo.

Estava feita a alegria dos maníacos por planilhas.


LINHA DO TEMPO




















Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.