sábado, 18 de janeiro de 2014

Utilizando as cores corretamente em seu dashboard



Ao contrário do que se pensa, a percepção de cor não é algo absoluto e sim relativo.




A percepção da cor é totalmente influenciada pelo que existe na proximidade.
Se duvida, veja este quadrado:


Amarelo, certo?

E agora, qual destes quadrados tem a mesma cor?








Já fica mais difícil de perceber, mas todos têm a mesma cor. Isto porque nossa percepção ficou influenciada pela cor de fundo.

Stephen Few listou 9 regras que deveríamos utilizar quando formos usar cor me nossos Dashboards (independente de onde sejam feitos, se em Excel, se em algum outro sistema).



As 9 regras para se usar cor

Regra 1: Se você deseja que objetos com a mesma cor pareçam ter a mesma cor, então use uma cor de fundo que seja padronizada. 

É como mostramos acima com os quadrados amarelos.
Não é porque a ferramenta (no caso o Excel) oferece este recurso que você deva usá-lo.
Refiro-me às opções de gradiente, à quantidade de gradientes diferentes em um gráfico. Se você for por este caminho, estará criando um chart junk, não um Dashboard no Excel.

Regra 2: Se quer que a informação seja fácil de ser lida, use o contraste.

Exemplo típico é usar fonte preta combinada com preenchimento escuro. Isto pode acontecer quando você aplica uma formatação condicional ou quando fica mais preocupado em acertar uma cor para aquele gráfico/dashboard e se esquece do texto/valores, mantendo-os com a formatação padrão (automática) do Excel:







Regra 3: Cor é informação. Ela só muda se a informação muda.

Exemplo típico: gráfico com colunas/barras em cores diferentes. Isto é mais um exemplo de que, apesar do Excel DEIXAR você configurar cores diferentes, você NÃO deve fazer isto:















Regra 4: Não use cor para decoração. Lembre-se de que o objetivo é o de informar, não entreter.

Sim, tem gente que adora ficar colorindo seu Dashboard, seus gráficos. Afinal, você tem como objetivo mostrar a informação ou distrair o leitor?

Regra 5: Use cores suaves para o que não precisa de evidência e cores brilhantes e/ou escuras para o que precisa de atenção.

Se você usar o Excel, poderia criar Estilos ou Temas com conjuntos de cores brilhantes e com cores mais suaves, e usá-las de maneira padronizada.

Regra 6: Se for usar cores para identificar uma escala de valores, prefira mudança no tom à mudança na cor.

Se você precisar ordenar estas cores dificilmente acertará:












Aqui fica mais fácil:











Regra 7: As partes do gráfico/tabela que não forem A informação devem ser nada mais do que o razoável para serem visualizados.

Mais uma regra do tipo “Não é porque o Excel tem que você vai usar”:















Regra 8: Será que você não tem algum leitor daltônico?

Porque usar verde e vermelho se quem vai ler tem dificuldade em identificar estas cores é pedir para a pessoa não entender a informação…

Regra 9: Nunca, em hipótese alguma invente de colocar efeitos visuais em seus gráficos.

Espero que estas regras te ajude na hora de formatar um gráfico ou relatório, deixando um aspecto mais profissional no destaque das informações ;)


Abraços e até a próxima.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e assine para RECEBER MAIS DICAS DE EXCEL POR E-MAIL. Fique a vontade para deixar seu comentário.
Informe seu e-mail...

Sobre o autor: Anderson Tonetto dos Santos
Anderson é especialista em Planilhas Eletrônicas e Administração de Sistemas. Trabalha com tecnologia há mais de 10 anos, e nos últimos 6 anos atua como Consultor e Instrutor de Excel. Fundador da Tonetto Excel, site referência no conteúdo de Planilhas e Macros, com mais de 3 milhões de acessos nos últimos 5 anos. Também é co-fundador da Solução Contábil, empresa especializada em Inteligência Informacional para Contabilidade e Data Analytics.